ASSAE e CGE - MT lamentam o falecimento do Auditor Anderlei

Por: http://www.controladoria.mt.gov.br/-/14515263-colegas-da-cge-lamentam-o-falecimento-de-auditor-do-estado - Ligiani Silveira | CGE-MT | Em: 27/05/2020 - 08h18

A ASSAE, em nome de seu Presidente André Luiz Costa Ferreira, lamenta profundamente o falecimento do nobre e bravo colega auditor, Anderlei Barbosa, de 38 anos de idade. O colega e amigo tratava um câncer há quase 2 anos e faleceu nesta terça-feira (26/05/20), em Cuiabá-MT. A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) estabeleceu luto oficial de três dias no órgão devido ao triste fato.

“É com muita tristeza que recebemos a notícia da partida do Anderlei pela passagem e pelo legado que deixou na CGE. Rapaz sempre alegre, buscava alternativas tecnológicas para as mais variadas situações”, destacou o secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida.

Aos colegas da CGE-MT, ficará a saudade de um jovem criativo, inteligente, divertido e temente a Deus. “Sempre solidário e solícito a qualquer amigo, colega, irmão. Inteligente acima da média dentre as pessoas com as quais convivi profissionalmente. Inquieto com obstáculos e tarefas que sempre se deparava, sempre sacando da cartola a criatividade. Espirituoso com sempre manifestação de devoção ao Nosso Senhor”, comentou o auditor e ex-controlador-geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves.

Anderlei fazia mais do que o necessário quando demandado. Procurava cumprir suas tarefas com entusiasmo e excelência. “Ele sempre fazia o que era possível e fazia acontecer o que era impossível. Era o cara que estava sempre correndo junto com a instituição, com os colegas e com os amigos”, ressaltou o auditor e também ex-controlador-geral do Estado, José Alves Pereira Filho.

Para o presidente da Associação dos Auditores da CGE (Assae), André Luiz Costa Ferreira, a Controladoria perdeu um profissional e ser humano exemplar.  “A gente conhece um grande escritor pela obra, e o Anderlei era, com certeza, um livro épico, um cara sensacional, dedicado ao trabalho, aos amigos, à família e à religião”, salientou.

Biografia

Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e especialista em Engenharia de Software de Gestão e Informação, Anderlei ingressou no cargo de auditor do Estado no ano de 2010, após aprovação em concorrido concurso público realizado no ano anterior.

Logo no começo de sua atuação na CGE, se destacou pela capacidade de pensar e executar inovações tecnológicas. Por isso, foi alçado à função de coordenador de Diagnóstico e Inteligência e, depois, de superintendente de Inteligência da CGE.

Foi um dos precursores no uso da tecnologia na área de auditoria e controle preventivo. A exemplo, participou do desenvolvimento do Sistema Informatizado de Controle Interno (SCI), software que concentra as informações de todo o ciclo de auditoria da CGE, da abertura das ordens de serviços à elaboração dos relatórios, orientações técnicas, pareceres etc.

Mira

Promoveu o desenvolvimento de trilhas para cruzamento de dados a fim de auxiliar os trabalhos de auditoria. Desenvolveu o Monitoramento Inteligente de Riscos e Auditoria, o “Mira”, uma ferramenta gerencial inicialmente de uso exclusivo dos auditores do Estado com a finalidade de extrair e cruzar, em tempo real, dados advindos dos diversos bancos dos sistemas corporativos de informática do Poder Executivo de Mato Grosso.

Posteriormente adaptou o “Mira” para linguagem de fácil compreensão e configuração mais clara com o intuito de permitir que a sociedade ajudasse a CGE no controle das despesas públicas do Governo de Mato Grosso. Surgiu o “Mira Cidadão”.

Em agosto de 2018, Anderlei foi diagnosticado com câncer no estômago. Por conta do tratamento, precisou se afastar do trabalho. Passou por pelo menos quatro cirurgias invasivas, sem perder o bom humor e a fé em Deus.

Honra ao Mérito

Entre muitas idas e vindas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Anderlei compareceu em julho do ano passado à CGE para ser agraciado com o certificado de Honra ao Mérito em Controle Interno, uma das atividades comemorativas dos 40 anos da Controladoria. Foi uma das últimas vezes em que ele esteve no órgão.

“No final das contas, apesar do prédio e de toda estrutura, o que conta mesmo são as pessoas. São as pessoas que, ao trabalharem juntas, geram serviços que promovem o lugar. Quando começamos a enxergar a vida das pessoas que trabalham ao nosso lado, deixamos de correr sozinhos para corrermos juntos. E correndo juntos, estabelecemos metas mais reais e alcançáveis”, declarou Anderlei ao receber a homenagem.

Os colegas da CGE - MT fizeram uma singela homenagem ao Anderlei que pode ser conferida no link abaixo:


https://drive.google.com/file/d/15rZMGpN608nW1AIyX-Og3XJQVZ2fv3fD/view


O funeral está marcado para esta quarta-feira (27.05), das 6h às 10h, na Igreja Adventista Central de Cuiabá, e seguirá todos os protocolos decorrentes da pandemia do coronavírus. 

ATENÇÃO: Respeitando as normas municipais de combate ao novo Coronavírus, é imprescindível a observação dos itens abaixo:

1) Só entrarão de MÁSCARA;

2) O DISTANCIAMENTO MÍNIMO de 1,5 deverá ser respeitado;

3) O recinto comportará, apenas, cerca de 70 pessoas por vez. Se houver necessidade, será formada fila de espera para que haja revezamento.

A cerimônia funebre será transmitida pela página: https://www.facebook.com/AdventistasCuiaba/



Compartilhar