CGE, juntamente com a ASSAE, faz "teste de honestidade" da população

Por: ASSAE | Em: 03/07/2019 - 13h52

O freezer do "Projeto Honestômetro", situado na Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso, foi objeto de matéria jornalística de sites de notícias.

O Presidente da ASSAE, André Ferreira, foi entrevistado sobre a sistemática do funcionamento, fiscalização destino dos lucros. Abaixo segue a íntegra do conteúdo da matéria feita pelo site do G1.

"
Um freezer de picolé sem vendedor e com o caixa aberto foi colocado na entrada do prédio da Controladoria Geral do Estado (CGE), em Cuiabá. O intuito do 'honestômetro' é testar a honestidade das pessoas que passam pelo órgão.

Cerca de 150 pessoas trabalham no local. Segundo o presidente da Associação dos Auditores da Auditoria Geral do Estado (Assae), André Luiz Costa Ferreira, a sala onde fica o freezer de picolé não possui câmeras e o levantamento das vendas é feito no final do expediente.

André contou ao G1 que o projeto foi implantado em janeiro deste ano, após reunião com os auditores, que sugeriram a iniciativa. Segundo ele, no início do projeto, a associação tinha uma perda de 5% dos produtos. Atualmente, esse número aumentou para 8%.

“O intuito não é o lucro, é uma forma de testar a integridade das pessoas e mostrar que o controle social funciona. Os produtos estão abertos ao público externo também, inclusive, outras secretarias podem ter acesso”, explicou.

Os picolés são comprados a R$ 1 e vendidos a R$ 2, segundo André. O dinheiro arrecadado é destinado para a administração do local para pagar a energia e o restante para ações da associação.

“Ainda neste ano, pretendemos colocar um freezer com bebidas e a venda funcionará da mesma forma do picolé. Colocamos uma quantidade de produtos e, no fim do dia, verificamos como foi a utilização”, contou.
Para ter um melhor controle do projeto e evitar perdas, André disse que medidas de controle externo devem ser tomadas, como a implantação de uma câmera.

“A população deve ser responsável pela sua própria integridade. No entanto, para diminuir a porcentagem de perdas, pretendemos controlar a situação de forma externa”, ressaltou. "

Segue abaixo o link de outros veículos de comunicação:

Site Folhamax: https://www.folhamax.com/politica/cge-faz-teste-de-honestidade-da-populacao/215882 
Site G1 https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/06/25/em-teste-de-honestidade-orgao-publico-de-mt-tem-freezer-de-picole-sem-vendedor-e-caixa-aberto-para-pagamento.ghtml 
Site O Livre: https://olivre.com.br/honestometro-picole-a-r-2-e-voce-so-paga-se-quiser/ 

Compartilhar